sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mutações nos comportamentos e na cultura.

Os loucos anos 20.


O impacto da primeira guerra mundial, começada no ano de 1914 e terminada em 1918, transformou por completo as sociedades da época.
As populações haviam perdido os seus entes queridos na guerra e viam-se rodeados de miséria, a mão-de-obra diminuiu devido às mortes na guerra ou àqueles que sobreviviam mas haviam ficado inválidos, os campos encontravam-se destruídos uma vez que o palco de guerra foi a Europa, ou seja, a produção era escassa e fazia assim com que se assistisse à inflação dos preços.



Tudo isto, fez com que nascesse uma nova convicção, sendo que a sociedade mergulhou numa enorme crise de valores, pondo-se em causa as instituições, os valores espirituais e morais que tinham sido aceites até à data.

Cultura de ócio:


Os comportamentos sociais alteraram-se sem sombra de dúvida. As pessoas apresentavam uma enorme fúria de viver devido à crise de valores já referida e a toda a devastação proporcionada pela guerra.
A diversão era o mote do seu quotidiano. O ritmo de vida era frenético, acabando por contrastar assim com o ritmo mais calmo, pacato, anterior à primeira guerra mundial.






O medo que a população tinha que surgisse, de repente, um novo conflito, fez com que as pessoas desejassem acima de tudo aproveitar a vida ao máximo.







Alterações sociais:
   - Tanto homens como mulheres começaram a frequentar espaços como cabarés, teatros, cafés-concerto e óperas.
   - O automóvel incute o gosto pela velocidade, movimento que levou à prática desportiva, nomeadamente equitação, esgrima entre outras. Os desportos em massa também tiveram algum destaque, como por exemplo o basebol e futebol.
   - As danças frenéticas surgem também, o tango, rumba, jazz.
   - Surgem os gostos pelas atividades ao ar livre  lazer.
   - Verificou-se também um desenvolvimento na imprensa, surgindo por exemplo, a banda desenhada. No cinema surgem produtores, e grandes estrelas.
   - Assistiu-se a um desenvolvimento dos meios de comunicação, o telégrafo, telefone.
   - Inventou-se o frigorífico.
   - Mudanças na moda: roupas muito mais simples e flexíveis. As mulheres começaram a usar saia acima do joelho, vestidos mais decotados, o uso do soutien, cabelo cortado à garçonne, uso de pérolas, plumas, maquilhagem forte, começaram também a fumar como forma de imitar os homens. Os homens usavam sapatos bicolores, calças de golfe e chapéus de coco.



Emancipação feminina:
Assistiu-se a um movimento feminista - movimento de contestação e luta pela parte das mulheres com vista ao fim da sua situação de dependência e inferioridade relativamente ao sexo masculino.
Em 1900 surgem muitas associações sufragistas com vista a fazer com que a mulher tivesse direito a votar.
No caso de Portugal, em 1909 surgiu a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e a Associação de Propaganda Feminista.


Durante a primeira guerra mundial, o papel da mulher na sociedade europeia alterou-se, o sexo masculino partiram para a guerra e as mulheres libertaram-se do seu papel de donas de casa e assumiram a autoridade na família, sustentando-a assim.
Trabalhavam nas indústrias, conduziam autocarros, realizavam reparos elétricos, carregavam materiais pesados, trabalhavam no campo e ainda asseguravam os cuidados de enfermagem na frente de batalha.

Terminada a guerra, a mulher recusou voltar ao seu papel antigo,me possuía uma auto-confiança elevada e continuavam a lutar para assegurar o direito à igualdade social, até que finalmente conseguiram conquistar o direito ao voto.
Passaram a ter direito ao mundo de trabalho também.








Por: Eva Pereira nº14.

Fontes:
- Apontamentos do Caderno
- Google Imagens
- Wikipédia

(a atualizar)

1 comentário: